expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

#EuLi: Uma Razão Para Respirar - Rebecca Donovan



Oi, como estão todos? (:

Bom, quem viu o meu Top 5 - Melhores Leituras (Janeiro à Agosto) sabe que esse livro foi o que considerei a minha melhor leitura até agora! *-* Percebi que ainda não o tinha resenhado aqui (só no blog Livros & Fuxicos, no qual sou resenhista!) e realmente, estou em dívida com vocês! Como não pude falar desse livro aqui antes?!
Bom, realmente tenho que me redimir =P

Sinopse
~ ♥ ~


Na cidade de Weslyn, Connecticut, onda a maioria das pessoas se preocupa em ver e ser vista, Emma Thomas preferia não ser percebida de forma alguma. Ela está mais preocupada em fingir perfeição enquanto puxa as mangas da blusa para baixo para esconder as marcas roxas, não querendo que ninguém perceba quão longe da perfeição ela realmente está. Sem esperar, ela encontra o amor. O amor a desafia a reconhecer seu valor, mas correndo o risco de revelar o terrível segredo que esconde.
O livro "Uma razão para respirar" é eletrizante da primeira à última página; uma história ímpar sobre mudança, crueldade inesperada e uma garota se agarrando à frágil esperança.
Uma Razão para respirar não é só um romance é um livro que aborda a violência doméstica e todos os dilemas que as crianças e adolescentes que passam por isso precisam enfrentar. A personagem principal vive esta realidade e tenta tornar-se invisível para que as pessoas a sua volta não a percebam. E por meio da amizade e amor ela tenta superar cada dia doloroso até que consiga escapar desta rotina.
Uma história forte, emocionante, dura, real, meiga, triste e doce ao mesmo tempo, que vai mexer com os sentimentos do leitor. Uma leitura envolvente do inicio ao fim.




~ ♥ ~

Você pode dizer milhares de coisas sobre um livro. Pode dizer que ele te transportou pra outra realidade de maneira tão vívida que, por algumas páginas, você habitou a pele da personagem principal. Pode dizer que o tema te pegou de tal maneira que você sentiu verdadeiramente um milhão de sentimentos enquanto lia e que se lembra de cada um deles mesmo depois de ter fechado o livro. Pode dizer que o livro mudou a maneira como você via certas coisas, transformou seu ponto de vista e te fez entender uma realidade que você sempre acreditou que estava muito distante de você.
Você pode dizer qualquer uma dessas coisas, mas são poucos os livros sobre os quais você pode dizer que te proporcionaram tudo isso ao mesmo tempo. 
Uma Razão Para Respirar é um desses raros exemplos.

“Ninguém nunca tentou se envolver comigo e me mantive sozinha. E assim as coisas deveriam se manter: seguras e simples. Como Evan Mathews conseguiu revirar completamente minha plana existência em apenas um dia?”




Falar desse livro sem revelar spoilers é realmente uma tarefa muito difícil mas, vou me esforçar ao máximo porque quando o comprei não sabia nada sobre ele, além da sinopse cativante logo acima e isso só fez com que eu o lesse mais avidamente ainda e fosse surpreendida, ferida, curada e conquistada pela história de Emma.
Uma sobrevivente.
Acho que, pra escapar de futuros spoilers, é muito mais fácil dizer oque esse livro me fez sentir. E foram tantas, tantas coisas e ás vezes fico até com medo de não mostrá-las com clareza o suficiente para convencer você, leitor, a dar uma chance a um livro que com certeza vai te tocar, emocionar e te conectar de maneira que poucos livros realmente conseguem.

Essa é a história de Emma. Mas, poderia muito bem ser a história de uma vizinha sua ou de alguém a quem você nunca deu muita atenção na escola.
Poderia ser alguém que você ama.
Com certeza, é uma história vivida por várias e várias pessoas que, infelizmente, muitas vezes não encontram um Evan pelo caminho. Não encontram alguém que realmente se importe e que, literalmente de certa maneira, vá até o inferno em que elas habitam para pegá-las pela mão e trazê-las de volta. Para mostrá-las que o que estão vivendo não é o que merecem, para fazê-las verem a si mesmas como realmente são: uma pessoa que, como todas as outras, tem total direito a serem amadas e viverem uma vida sem cicatrizes.

São poucos livros que me deram experiências como essa. Que me transportaram para a realidade da personagem e me fizeram viver o que ela estava vivendo. Que partilharam comigo seus sentimentos de maneira tão íntima e verdadeira que, por muitas vezes durante a leitura, percebi que meus punhos estavam cerrados ou meus dentes trincados em reflexo do vislumbre que Rebecca me deu, do mundo de Emma.

Sobreviver. É só o que Emma quer. Sobreviver a rotina de terror que é imposta a ela, ao constante medo... medo que, em poucas páginas, nos alcança e nos torna refém junto com ela. Ela atravessa seus dias,  torcendo para que eles terminem rapidamente e que enfim ela possa se libertar de todo esse sofrimento... até que a sua vida se cruza com a de Evan e ela percebe que, com ele, sobreviver não é o suficiente.
Ela quer viver.

Um livro que te faz mergulhar tão, tão fundo no drama e no trauma retratado e que na 'vida real' alcança muitas pessoas mas que, provavelmente, você nunca pensou muito a respeito. Como quando vemos estatíticas da violência na TV mas, para nós, soam apenas como números. Depois da leitura desse livro se tornou impossível pra mim não lembrar de Emma e de outras milhares de pessoas que, em silêncio, sofrem os piores danos emocionais e físicos atrás das portas do único lugar que sempre deveria ser seguro para elas: sua própria casa.

É verdadeiro, é triste, é emocionante, é forte, é impactante, é romântico e libertador.
É uma história de amor de alguém que foi ferida tantas vezes até que um dia foi convecida de que suas cicatrizes eram feias demais para serem amadas por alguém. Também é a história de um outro alguém que achou beleza naquelas cicatrizes e na garota que puxava as mangas da blusa para ocultá-las. Um livro sobre como o amor, ás vezes é o único que pode salvar alguém que se considerava além de qualquer salvamento.

E, como todo leitor sabe, o amor é a melhor parte de qualquer história. 



“Eu sabia, naquele momento, eu nunca iria amar alguém na minha vida do jeito que eu amava Evan Mathews”

~ ♥ ~



Curiosidade: A trilogia Breathing acaba de ter o seu segundo livro, Quase Sem Respirar, lançado faz pouco tempo (na Bienal, em Agosto *-*) pela editora Pandorga. A capa é completamente linda e já estou ansiosa para tê-la na minha estante! Com o final impactante de Uma Razão Para Respirar, é impossível não estar curiosa ao extremo para saber como continua a história de Emma e descobrir até onde o amor de Evan pode levá-la até que ela possa enfim, voltar a respirar 


E então já tinham ouvido falar desse livro? Tem vontade de ler?
Me contem nos comentários ;)

Beijos!

5 comentários:

  1. Daiane me desculpe mais realmente tenho que discordar de você sobre esse livro. Achei essa estória tão sem sal, a Emma não convenci como protagonista e a vilã. Não faz sentido nenhum o motivo desse ódio todo, ou por que ela se manteve calada.
    Consegui passar por esse livro e as continuações são puro lixo, não consegui ler, nem mesmo para saber o que ia acontecer. As coisas que ela faz e permite que outros façam. Seus pensamentos só me fizeram perceber que ela merecia tudo o que lhe aconteceu.
    Mesmo o perdão que vem com o amor tem que ter limites, a gente tem que pagar pelo que faz e alguns não merecem um final feliz. Emma é uma dessas, Rebecca poderia ter feito um trabalho muito melhor, mas verdadeiro.
    Mesmo as assassinas que eu li como a Katniss, a Tris e outras fazem a gente sentir empatia e torcer por elas.
    Bye, Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, :)

      Nossa Gabi, sério?! Eu não senti nada disso :o haha' Mas, mesmo discordando, aceito sua opinião ;)

      Pra mim acho que o modo como Emma lidou com as coisas que aconteceram a ela é questão de ponto de vista; pra nós, que vemos 'de fora' é realmente instintivo pensar em chamar a polícia e acabar com esse pesadelo. Mas acho que o pânico de viver em uma situação terrível como essa acabou, certamente, corrompendo seu julgamento... ela não tinha pra onde ir e, ainda mais, existiam pessoas que ela amava que sofreriam caso ela contasse. Isso, de maneira nenhuma, justifica la ter ficado calada. Pra mim, nenhuma vítima de nenhuma espécie de violência deve ficar calada, mas na situação dele, sendo constantemente ameaçada e vivendo um terror impossível de imaginar...acaba sendo comprensivel.

      Mas, como disse aceito sua opinião. :) Obrigada plo comentário Gabi, é sempre ótimo discutir sobre livros ^^

      Beijos! ;*

      Excluir
  2. Oi, Dayane. Eu ate gostei desse livro, o que me deixou revoltada foram os seguintes. Quando vc ler por favor me avise, quero saber se sentiu pelo menos um pouco do que eu vi.
    Bejus
    Ps: Tambem acho bom conversar, mesmo sem concordar.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi, :)

    Sério que a continuação não é boa?! :o Me deixou com medo agora Gabi! kk'
    Mas, de qualquer maneira vou conferir e te digo sim o que achei :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Day, fiquei curiosa com esse livro, com certeza vou ler! Adorei a resenha e fiquei ainda mais curiosa com o comentário anterior que deu a entender que a mocinha não é tão mocinha assim. Fiquei curiosa, hahahaha
    Beijo!

    ResponderExcluir

Adoro comentários, então dê sua opinião e eu respondo aqui mesmo,certo?
E ah, claro, deixe o link do seu blog que eu vou retribuir a visita com todo o carinho ♥